segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dica do dia

Para fazer um purê mais gostoso, coloque a batata (em pedaços grandes) em água salgada já fervendo. Se você coloca a batata em água fria, ela perde muito de seu sabor e de seus nutrientes. Para melhorar ainda mais, capriche na manteiga (sem sal, de preferência) e coloque creme de leite em vez de leite.
.
Dia desses, li que é interessante colocar uma clara em neve, mas ainda não experimentei. Se você fizer o teste, deixe um comentário.
.
P.S.: Quem estuda francês sabe que, nessa língua, não se diz la crème de lait, mas simplesmente la crème ou la crème fraîche (creme fresco, menos usado no Brasil). Se você olhar bem, vai ver que "creme de leite" é um pleonasmo!
.
P.S. 2: Para quem não estuda francês, purê vem do francês la purée. A letra u é pronunciada [y], um som que não existe em português e que fica entre o i e o u (é um i pronunciado com os lábios arredondados). Isso explica por que algumas pessoas pronunciam "pirê" (na minha família por parte de mãe, todo o mundo fala assim).

2 comentários:

  1. Ahhh... Essa do creme de leite eu não sabia! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. substantivo masculino
    1 Rubrica: alimentação.
    substância espessa e gordurosa, de cor branco-amarelada que se acumula na superfície do leite fervido e deixado em repouso e com a qual se podem produzir diversos alimentos; nata.
    http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=creme

    aheuhaeuhaeuhueahuhea dessa eu não sabia.

    ResponderExcluir