sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Acordo ortográfico

Um ótimo texto sobre o acordo ortográfico:

http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/arquivos/art_carosamigos-novembro2.htm

Aproveitando a deixa, recomendo a leitura dos textos do linguista Marcos Bagno, em especial de seu livro Preconceito linguístico.

Um comentário:

  1. o marcos bagno tem sua razão e sociolinguística me parece, há algum tempo, uma das coisas mais interessantes de se estudar -- embora eu não tenha me dedicado a isso por pura falta de tempo.

    mas (sempre tem um 'mas' haha) ele exagera um pouco, né? metade da coluna fica fazendo apologia a si mesmo, depois chamando metade do país de burro, aí desce o pau em portugal e tá tudo ótimo.

    achei interessantíssima a perspectiva do conflito político envolvido, mas é possível tratar disso sem 'condenar' portugal, né? é um jogo de poder, portugal faz sua parte, o brasil também.

    e claro que ninguém vai passar a falar idêia, assim como ninguém falava baléia, mas por que são palavras muito conhecidas. no caso de palavras fora do uso mais cotidiano, palavras que a gente "aprende lendo" (já que eu nunca vi ninguém falando 'não obstante' ou 'paronomásia' nas ruas) às vezes fica difícil saber mesmo. eu passei boa parte da minha vida falando 'esméro' por causa da música do vinícius de moraes, bem depois vi que o dicionário recomendava a pronúncia 'esmêro'. não que eu me doa por regrinhas ou por saber 'o certo', mas como o próprio bagno diz, em certos ambientes, é preciso usar a norma-padrão... muitos amigos meus vindos de famílias mais pobres e que aprenderam muitas palavras lendo, às vezes não sabem a pronúncia-padrão... quem perdeu nessa?

    de resto, acho que esse acordo teve no mínimo um grande mérito! outro dia vi o pasquale dizendo "ninguém vai passar a falar linghiça, só mudou a grafia". e minha professora de português do segundo grau não vai mais poder nos obrigar a falar 'companhia' (pronunciando o 'nh').

    ResponderExcluir