segunda-feira, 9 de março de 2009

Você realmente PRECISA ver esse filme!

Trailer de Watchmen.

No cinema, vi que algumas pessoas saíram antes do final do filme, e realmente não entendi. Alguém me disse que muitas pessoas podiam não ter gostado do filme porque ele é muito violento ou porque aparecem homens nus. Tive que refletir muito para buscar alguma razão mais convincente para que alguém não gostasse de um filme de HQ com ótimos efeitos especiais, muita ação e, principalmente, uma história inteligente. De repente, em um acesso de lucidez, percebi que essa última característica pode ter desagradado a alguns espectadores...
.
O fato é que Watchmen é tão bom ou até melhor que O Cavaleiro das Trevas. Quem viveu os anos 80 talvez sinta no filme, especialmente no início, a aura sinistra daquela década em que a Guerra Fria dava a impressão de que a história tinha acabado e que, a qualquer momento, alguém podia apertar um botão e explodir o mundo. Nota-se nos personagens, antes da história "engatar" de vez, a falta de perspectiva que dominou aquela época.
.
Certamente, quem não tem um bom conhecimento sobre esse momento histórico vai deixar de entender o essencial do filme. Como sei de estudantes universitários de 20 anos que não fazem a menor ideia de quem foi Fernando Collor (alguns alegam que "não é do tempo deles"), não me espantaria que uma parte considerável da plateia não soubesse o que era a União Soviética. Realmente, acho que o fim do mundo está próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário