quarta-feira, 24 de março de 2010

HORA DO PLANETA

Quem me conhece sabe que tento ser sempre "ecologicamente correto". Claro que na medida do possível: alguns ativistas dizem que os rebanhos bovinos são responsáveis por uma parte considerável das emissões de gases do efeito estufa e que por isso deveríamos deixar de consumir carne vermelha. (Mas muitos desses mesmos ativistas não se lembram que a proteína de soja que eles cozinham vem de plantações que estão engolindo o nosso cerrado e uns pedaços da floresta amazônica...)
.
O fato é que, fora deixar de comer meus lindos bifes e ensopados, busco tomar algumas atitudes que estão ao alcance de todos e que vale a pena divulgar:
.
Não tomar banhos longos (5 minutos é mais do que suficiente)
Evitar até mesmo pequenos desperdícios de água (por exemplo, veja se você não abre demais a torneira na hora de lavar a louça - nem falo daqueles cretinos que esquecem da vida lavando a calçada ou que escovam os dentes de torneira aberta)
Não deixar lâmpadas ou aparelhos eletrônicos ligados sem motivo (tipo aquela televisão sem ninguém vendo ou aquele ventilador num cômodo vazio)
Reutilizar papel impresso (não é pobreza fazer folhas usadas de rascunho ou imprimir o outro lado, sempre que possível)
Imprimir só o que for realmente necessário (pra que gastar papel com uma piadinha besta que você recebeu pela internet? Leia, dê sua risada e, no máximo, repasse)
Comprar aparelhos multifuncionais (é muito melhor ter um celular que toca música do que ter um telefone e um MP3 - que, aliás, já é coisa da pré-história)
Não comprar bugigangas inúteis ou vagabundas (a fabricação de produtos que não servem para nada ou que são tão fuleiros que se tornam descartáveis consome recursos naturais - e consomem o seu dinheiro também)
.
Poderia continuar, mas o que eu gostaria mesmo de divulgar aqui é a HORA DO PLANETA: no sábado, dia 27 de março, entre 20:30 e 21:30, deixe as luzes apagadas (ou acenda somente o mínimo estritamente indispensável) por uma hora. É um gesto simbólico e, embora eu seja muito cético com relação à ideia de que os poderes públicos poderiam, a partir disso, se sensibilizar mais com as questões ambientais, acho que vale a pena fazer a experiência de passar um tempo sem desperdiçar energia.
.
Por que você não aproveita a hora do planeta para chamar alguém legal para jantar, bater um papo... Ou então fazer um ranguinho especial para a mulher, a namorada, o maridão, o ficante, sei lá. Não tem desculpa que não sabe o que vai preparar: receita aqui é o que não falta!
.
No final das contas, pode ser que você não salve o planeta, mas com certeza vai salvar o seu sábado de ficar na frente da televisão ou perdendo tempo nos MSN da vida. E talvez crie o hábito, vale a pena tentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário