sábado, 21 de agosto de 2010

Ratatouille

Aprenda a fazer a ratatouille, um dos meus pratos preferidos, melhore a gastronomia do seu domingo e aproveite para aprender alguns termos culinários em francês.
.
.
Observação importante: a pronúncia é "ratatui", não "ratatuí" ou "ratatuíle". Na verdade, não se deve pronunciar o L quando se tem -ill-. Pense na maneira correta de falar Versailles (vérsái), maillot (máiô), famille (famíi) e vieille (viéi). As únicas palavras com -ill- em que se pronuncia o L são ville, tranquille, mille, Lille e Gilles, e os derivados delas (tranquillité, village, million, lillois etc.). A interjeição ouille !, que indica dor, se pronuncia exatamente como a interjeição portuguesa "ui!". Lembre-se que isso só se aplica quando se tem a letra i antes dos dois L, e não tem nada a ver com palavras como salle, belle e colle, nas quais o L é pronunciado.

3 comentários:

  1. Faz um ano que estudo francês, e hoje sem querer achei seu blog, porque eu procurava por um dicionário visual francês.
    Simplesmente incrível. Adorei mesmo seus posts!
    E adoro gatos, hehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa, descobri tanta coisa por aqui! Virei seguidora e, se você deixar, quero colocar seu blog lá na minha lista de favoritos. Será que além de aprender francês, de quebra eu aprendo a cozinhar? Hehehehe...

    Parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Sarah Vervloet.

    ResponderExcluir
  3. nossa, vou acrescentar esse prato ao cardápio do almoço que farei aqui em casa esse feriado pros meus amigos. Vou fazer um carneiro marinado no vinho com alecrim, esse ratatouille será o acompanhamento perfeito!

    abraços

    ResponderExcluir