sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Filmes sobre as guerras mundiais

Neste ano, a eclosão da Segunda Guerra Mundial completa 70 anos e, para não deixar a data passar em branco, abordei o assunto em minhas turmas de Básico 4. Trata-se de um modo de praticar os tempos verbais do passado mas, sobretudo, de lembrar desse evento traumático da história recente. É preciso não esquecer o que levou a humanidade a praticar aqueles crimes, para evitar que eles se repitam.
.
Mas minha conversa com minhas turmas começou pela Primeira Guerra. Muitos consideram, na verdade, que não houve duas guerras, mas uma só: o cenário de 1918 era apenas o preparativo para uma nova onda conflitos, e foi o que ocorreu. Seja como for, gostaria de sugerir três filmes para entender melhor esse período: Un long dimanche de fiançailles, Monsieur Batignole e Bon voyage.
.
O primeiro, cujo título em português é Eterno amor (muito parecido com Um longo domingo de noivado, tradução literal do original), conta a busca de Mathilde por seu noivo Manech, que é dado por morto durante a guerra (a primeira). Ela não aceita que ele tenha morrido, e tenta convecer a todos de que vai encontrá-lo. Ao contrário do que pode parecer, não é um filme de guerra nem um melodrama enjoado. A fotografia é muito bonita e ainda tem Audrey Tautou. Veja o trailer:
.
.
O segundo filme, em nossa terra, foi batizado de Herói por acaso. É verdade que Senhor Batignole não seria o título mais atrativo do mundo, mas Herói por acaso soa tão sessão da tarde... Seja como for, o filme é ótimo. Passa-se na França ocupada pelos nazistas, onde o Sr. Batignole, dono de um açougue, começa a se beneficiar dos favores do noivo colaboracionista de sua filha, recebendo propriedades roubadas de seus vizinhos judeus pelos partidários de Hitler. Embora covarde, o Sr. Batignole tem princípios, e é isso que ele acaba por demonstrar ao longo do filme, que nos dá uma ideia da atmosfera da França nos anos 1940.
.

.
O terceiro foi açucarado para nosso mercado de DVD com o nome A viagem do coração. OK, Boa viagem também não seria nenhuma maravilha, mas bom... O filme, que não é a água com açúcar que o nome em português deixa pensar, tem Gérard Depardieu e (ah!) Isabelle Adjani no elenco. Como cenário, a mesma França ocupada pelo III Reich. Confira o trailer:


.
Para não deixar passar em branco, vamos explicar: por que se diz Seconde, e não Deuxième Guerre Mondiale? Em francês correto – não quer dizer que todos os franceses conheçam ou respeitem a regra –, quando há dois elementos, usa-se second (pronunciando o c como se fosse um g). Deuxième é usado quando há um terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário