terça-feira, 12 de outubro de 2010

Veja que vergonha!

Esta campanha eleitoral tem sido marcada por um absurdo terrorismo religioso que visa simplesmente a favorecer o candidato tucano. Trata-se, de fato, de um grande retrocesso em matéria de debate político, como bem indica um artigo no site do UOL que você confere clicando aqui. Na verdade, as posições de Serra e Dilma sobre o aborto são semelhantes (aliás, esse é um dos pouquíssimos pontos positivos do Vampirão, se não o único). Veja os vídeos abaixo:
.
Fala de Dilma a respeito da campanha feita contra ela na Internet 
Padre Léo em discurso bem católico contra José Serra
Percebemos que os dois candidatos assumiram posturas visivelmente populistas de ocultar suas reais posições sobre o aborto, a fim de não perder votos. Isso é compreensível no processo eleitoral, ainda mais num país onde a população, extrememante religiosa, ainda não tem maturidade para discutir essa questão à luz da concepção de um Estado laico, sem simplificar, com as bitolas de um moralismo estreito, o drama humano que o aborto representa.
.
Na famosa entrevista à IstoÉ, de onde saiu uma das frases da capa da revista, Dilma explica bem sua posição: pessoalmente, ela é contra o aborto, e por sinal ninguém é "a favor", mas trata-se de uma questão de saúde pública que não pode ser abordada sob um prisma religioso. Não adianta ficar com hipocrisia e deixar um monte de mulher pobre fazendo o procedimento com açougueiros assassinos. Claro que a Veja tirou a frase de seu contexto para fazê-la significar outra coisa! Ainda com relação a isso, tentei achar no YouTube um vídeo que mostrasse a fala da ex-ministra sem criar mal-entendidos propositais e sem demonizar a candidata, mas não encontrei!
.
Desse modo, notamos que os dois candidatos têm, basicamente, a mesma opinião sobre esse tema (isso não quer dizer que eles sejam equivalentes, há muito mais diferenças do que semelhanças entre eles) e adotaram o mesmo discurso simplificador para ganhar votos. As perguntas que ficam no ar são as seguintes:
.
1) Como é que a campanha do Serra tem a cara de pau de criar uma celeuma em torno disso?
.
2) Por que a revista Veja, com seu jornalismo tão "sóbrio" e "objetivo", só mostra a suposta "contradição" da Dilma? (Por favor, perceba que as aspas são irônicas. E só para ninguém esquecer: voto Dilma!)
.
Em tempo: diferentemente do que está na imagem, escreve-se "descriminalização", com e. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário